01/09/2013

¿Por que deveria agir gratuitamente?

¿Por que deveria agir gratuitamente? ¿Por que me doar, aceitar ou experimentar algo gratuitamente? ¿Por que não posso aproveitar do outro apenas aquilo que me apraz? ¿Por que meus interesses imediatos devem ser repensados? ¿ Por que meus gostos devem ser colocados em segundo plano?
As coisas gratuitas, as experiências gratuitas estão ameaçadas pelo mercado, pelo capitalismo gritante nas nossas ações e escolhas. Vivemos em meio a um mercantilismo ímpar. Vivemos sob a égide de um banditismo universal que consiste na consideração de que algo só vale a pena se for feito a partir da lei que impõe que tudo deve ser feito apenas em proveito próprio. Esse banditismo se chama capitalismo. Tanto que a ideia de um capitalismo humanizado e democrático nunca se sustentou. E desaba de vez quando o panorama local ou global nos lança para um universo de guerras, expropriações, destruições generalizadas do meio ambiente e suas populações, competições nos mais variados setores da vida e crises sem precedentes em todas as esferas da vida humana.
¿Será que podemos imaginar que esta economia de mercado ainda dure séculos? Quem pensa que sim... sabe-se lá... não pensou direito. Vivemos um modelo de vida extremamente perigoso em um sistema extremamente perigoso. Não acalentamos solidamente nenhuma confiança no futuro. Insegurança, incerteza, instabilidade e desorientação preenchem nosso cotidiano.
Não podemos esquecer que muito daquilo que faz nossas vidas valerem a pena vem da gratuidade delas.