24/09/2013

É dificil

¿O que eu posso dizer? Não sei. Não é tarefa fácil enfrentar situações como essa. Veja, se a pessoa não sabe e não sabe que não sabe. E não quer mesmo saber. Não é fácil chegar até ela e explicar aquilo que ela não entende e não quer mesmo entender. E na maioria dos casos não adiante insistir, querer argumentar, discutir. Uma discussão não é suficiente para tirá-la deste estado. Não tem como provar para ela que as coisas que estão sendo ditas possuem um significado que poderiam fazer com que ela entendesse o mundo de outra forma. O motivo principal é que ela não tem interesse ou capacidade de compreender o que está sendo dito. Daí, ela vai entender outra coisa, noutro nível, confundindo tudo, trocando os argumentos e o que eles significam.
Não mudamos nossas perspectivas sem que aconteça, e aconteça em nós, um evento que ponha em movimento nosso estado de letargia. Em muitos casos, mesmo em pessoa que percebem, nem que seja uma mínima fração, a precariedade de sua situação, ainda assim é mais forte o desejo de que tudo continue como se encontra. Não é competência nossa fazer com que ela deixe suas perspectivas. A ação de lermos o mundo de forma diferente e com outros argumentos, quem sabe, mais elaborados, não é razão suficiente para ela, logo, também não deve ser para nós. E se a situação dela for cômoda, ai é que todo esforço correrá um risco maior de ser inútil.
De sua parte você pode questionar: "¿Poxa, mas não devemos combater as inverdades, as visões de mundo que enganam ou são enganosas, que prejudicam o próprio mundo e o nosso estar juntos como sociedade? ¿Não deveríamos fazer nossa parte e denunciar as falsas profecias e equívocos?"
Bem, de novo eu não sei o que dizer. De certo que não podemos impingir nele toda a culpa, há uma sociedade da qual fazemos parte e ele sozinho não é responsável pela conjuntura atual; ele e nós somos apenas uma vírgula em um imenso texto de fatos e acontecimentos. Um mar de conhecimentos moldou o que somos nos últimos séculos. E no meio deste mar há conhecimentos que são mais razoáveis e outros que são puro lixo. Só que nem todos sabem disso. O que é fruto de uma falha na nossa educação. Alimento a ideia de que todos nós deveríamos ser preparados e nós mesmos deveríamos nos preparar para o debate aberto e honesto. As diferentes perspectivas que os conhecimentos possibilitam deveriam ser expostas em igualdade de condições e a escolha sobre qual conhecimento queremos deveria ter por base o mérito e não a força ou a trapaça.
Outra coisa, não que sirva de consolo, mas nunca existiu um momento dourado do conhecimento para humanidade ou uma era de ouro da convivência, na qual todos se entendessem e o mundo fosse, para homens e mulheres, um lugar lúcido e sensato. Lucidez e sensatez não são virtudes fáceis de alcançar e muito menos de manter.


Alexsandro