19/09/2013

O difícil exercício da lucidez

Conquistar e depois manter a lucidez não é tarefa fácil. É um exercício constante, sobretudo quando preferimos o autoengano, a desfaçatez, a não franqueza como modo de vida e manutenção da realidade. Não é fácil aceitar, mas é totalmente compreensivo o que diz Cioran:
É inútil construir tal modelo de franqueza: a vida só é tolerável pelo grau de mistificação que se põe nela. Tal modelo seria a ruína da sociedade, pois a “doçura” de viver em comum reside na impossibilidade de dar livre curso ao infinito de nossos pensamentos ocultos. É porque somos todos impostores que nos suportamos uns aos outros. Quem não aceitasse mentir veria a terra fugir sob seus pés: estamos biologicamente obrigados ao falso. Não há herói moral que não seja ou pueril, ou ineficaz, ou inautêntico; pois a verdadeira autenticidade é o aviltamento na fraude, no decoro da adulação pública e da difamação secreta. Se nossos semelhantes pudessem constatar nossas opiniões sobre eles, o amor, a amizade, o devotamento seriam riscados para sempre dos dicionários; e se tivéssemos a coragem de olhar cara a cara as dúvidas que concebemos timidamente sobre nós mesmos, nenhum de nós proferiria um “eu” sem envergonhar-se. A dissimulação arrasta tudo o que vive, desde o troglodita até o cético. Como só o respeito das aparências nos separa dos cadáveres, precisar o fundo das coisas e dos seres é perecer; conformemo-nos a um nada mais agradável: nossa constituição só tolera uma certa dose de verdade…


¿Quem quer se ver como impostor diante da vida e dos outros? ¿Quem se acha um mentiroso? ¿Quem gosta de ser definido como inautêntico? É, não é fácil encara Cioran de frente e concordar com ele, sobretudo para ter “a coragem de olhar cara a cara as dúvidas que concebemos timidamente sobre nós mesmos”. Uma fraude. Somos uma fraude constante. Alimentamos um “eu” envergonhado. Nosso maior exercício é escondemo-nos da vergonha de sermos nós mesmos como somos, uma fraude. Lutamos, inventamos formas de fugirmos disso. Por isso é comum nós considerarmos isentos das influências do mundo e nos vermos como críticos sagazes. Nunca nos vemos como baldes que são inundados todos os dias com uma quantidade enorme de informações, conceitos e ideias preestabelecidas, que bem merecem a alcunha de preconceituosas ou encobridoras da nossa real condição. Assim, aquele destemido crítico da vida e do cotidiano, na maioria das vezes, não passa de um balbuciador de ideias que o conquistaram e que dominam seu modo de ser e viver sem que ele mesmo se dê conta. Conseguiu esconder-se de si mesmo de tal maneira que nem mais se percebe como pura invenção de si.
Mas o fato é que ninguém é imune à tal exercício de mediocridade, estamos a todo o momento caindo em mentiras ou entendendo equivocadamente situações ou problemas. Ainda mais quando sabemos que vivemos em um momento no qual há uma imensa concorrência por nossa atenção ou desatenção. É, nossa atenção, e ao mesmo tempo nosso descuido, nossa desatenção, hoje vale muito dinheiro, a isso chamam mídia, propaganda, marketing; e há muita concorrência por ela, há muito investimento para nos captar e seduzir, levando cada vez mais longe o autoengano, a desfaçatez, a não franqueza como modo de vida e manutenção da realidade.
O grito de alerta revoltado do José Saramago bem pode nos ajudar a esclarecer o quão delicado é a fronteira entre a lucidez e o autoengano, a desfaçatez, a não franqueza:
O mais corrente neste mundo, nestes tempos em que às cegas vamos tropeçando, é esbarrarmos, ao virar a esquina mais próxima, com homens e mulheres na maturidade da existência e da prosperidade, que, tendo sido aos dezoito anos briosos revolucionários decididos a arrasar o sistema dos pais e pôr no seu lugar o paraíso, enfim, da fraternidade, se encontram agora, com firmeza pelo menos igual, repoltreados em convicções e práticas que, depois de haverem passado por qualquer das muitas versões do conservadorismo moderado, acabaram por desembocar no mais desbocado e reacionário egoísmo. Em palavras não tão cerimoniosas, estes homens e estas mulheres, diante do espelho da sua vida, cospem todos os dias na cara do que foram o escarro do que são.


Alexsandro



.