22/09/2013

A coisa é assustadora

Há quem ache isso normal. Mas não acho que isso seja normal, não tem nada normal, pelo contrário, existem muitos problemas, e sérios. Quem frequenta as salas de aulas pelo Brasil a fora vai se deparar com as seguintes características, presentes na grande maioria das salas de aulas, repito, na grande maioria das salas de aulas. E quando digo a grande maioria, desejo enfatizar que é a maioria.
As pessoas que frequentam as salas de aulas trazem as seguintes características marcantes:

1- Sem iniciativa - não é visível nenhuma demonstração de atitudes mais criativas, são reprodutores de conhecimento e alguns, nem isso.

2- Atitudes descomprometidas - não há uma leitura consistente do mal que nos cerca, da condição humana no século XXI, neste sentido não há atitudes de solidariedade para com os demais membros da sociedade.

3- Preconceituosas - não sabem lidar com a diferença - zombam, ridicularizam a diferença e o diferente -, não sabem lidar com a individualidade, neste sentido, não demonstram respeito pelo humano, de fato, acontece justamente o contrário, há uma exacerbação de egocentrismos e rejeição ao próximo.

4- Violentas.

5- Sem valores morais consistentes .

6- Confusas na organização das ideias - possuem um conhecimento fragmentado e sem noção do seu significado, juntamente com um apego a ideias preconcebidas e preconceituosas, por conta disso não se nota nenhuma abertura para ideias novas. Carregam um monte de verdades inconsistentes ou de incertezas e nem se dão conta disso

7- Não estão contextualizadas e não sabem contextualizar o momento que vivem, muito menos o que viverão.
 
Alexsandro