16/09/2012

Três notas sobre perfeição

¿O que é perfeição? ¿Qual forma traz em si a perfeição? ¿Qual cor? ¿Qual textura? ¿Qual tamanho? ¿Qual momento pode ser considerado perfeito? Aquele que acredita poder definir o que é perfeição vai fazer isso de forma arbitrária ou baseado em algum parâmetro pré-estabelecido que enclausura a idéia de perfeição em algum limite de possibilidade às custas de negar outros. Ou não percebeu ainda que a idéia de perfeição que consagramos é algo artificial, muito artificial, e estabelecido por processos socioculturais.
 
 
Toda ideia de perfeição ou imperfeição que faça relação com qualquer aspecto das nossas vidas é fruto de algum programa cultural. A natureza não trabalha com a noção de perfeição. Na natureza as espécies vão se adaptando as situações. Perfeição em um mundo que muda significa imperfeição, morte, extinção.
 
 
Perfeição é crença, não é fato. Quem procura a perfeição tem poucas possibilidades de encontrá-la. Ou seja, a procura pela perfeição nos leva para uma jornada extremamente longa e com pouca ou nenhuma possibilidade de se chegar ao seu final, mas, mesmo assim continuamos alimentando a crença em um mundo perfeito, em uma vida perfeita, em um corpo perfeito, em uma idade perfeita, em uma relação perfeita, em um emprego perfeito, em um lugar perfeito.
 
 
Alexsandro