28/05/2015

A IDIOTICE DA MOTIVAÇÃO EMPRESARIAL



Quem quer ser motivado? Aqueles que não precisam mais de dinheiro. São para esses profissionais que o discurso da motivação surte algum efeito, e sejamos sinceros, são poucos os que de fato se alienam com o conteúdo vazio da motivação.
Quem ainda acredita que motivação substitui salário? Quais palavras motivacionais um "líder" pode usar para substituir o dinheiro que alguém necessite para sobreviver? Alguém, por exemplo, que tenha filhos, quer pagar as contas no final do mês e não receber elogios vazios e hipócritas sobre seu desempenho no trabalho.
Na intenção de conformar os funcionários e dar-lhes algum conforto diante da vida de neo-escravo que levam, muitas dessas falas simplesmente tentam esconder os baixos salários. Ao invés de expor a foto 3X4 de um funcionário em um quadro ridículo, melhor seria oferecer um bônus em dinheiro.
Um fato constrangedor nas empresas é que ninguém ou pouco se fala daquilo que realmente interessa a todo trabalhador: receber um salário poupudo - coisa rara, diga-se de passagem. É isso, as discussões sobre exploração e baixos salários não circulam livremente nos ambientes das empresas, elas são disfarçadas com falas e atitudes medíocres e cínicas advindas sobretudos daquelas que administram.
Diante de um capitalismo miserável, no qual o trabalhador vale muito pouco, a motivação cheira a esterco. Nas bancas e livrarias livros sobre motivação proliferam-se como fungos ou vermes e seus conteúdos não passam de tolas fantasias ou ficções ridiculas sobre um credo cruel e idiotizante a respeito do trabalho e da vida de milhões de pessoas. Podem até surtir algum efeito, mas são como drogas psicotrópicas, apenas dão um colorido psicodélico ao chiqueiro que são as empresas. Quando seu efeito passa, fica a ressaca.


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