23/11/2014

UMA ONDA FASCISTA CRESCE NO BRASIL


Cada vez mais uma onda fascista espalha seu ódio pelo Brasil. A composição de um Congresso Nacional extremamente conservado revela a quantas anda a mentalidade geral da nação brasileira. Contra tudo que se tentou avançar desde o fim da ditadura, caminhamos na contracorrente: vemos crescer o apoio a figuras que representam o que há de mais reacionário e fascista no mundo. 
Não é a toa que uma onda de mentiras varre o país (primeiro traço das ações fascistas). Fala-se numa ditadura comunista advinda dos pobres, negros, gays e deficientes físicos. Nada mais mentiroso, pois o que de fato assistimos é uma ditadura fascista se esboçando. E pior, apoiada por milhões de pessoas que, achando que estão perdendo alguma coisa simplesmente pelo fato de que algumas outras conseguiram um pouco mais que apenas o que comer, que conseguem expressar sentimentos que por muito tempo ficaram escondidos, que podem falar de suas condições como forma de afirmar uma posição política na sociedade, se voltam para as mais horríveis forma de pensamento e ação espelhadas em figuras que só conseguem expressar o que temos de pior. E não há nada pior que atitudes fascistas. E por que são fascistas?
São fascistas por serem sensacionalistas. 
São fascistas por desejarem mais a miséria e a tristeza do outro do que abrir-se para novas formas de encarar o mundo.
São fascistas por expressarem conteúdos preconceituosos se dizendo representantes de um tal “bem comum”. 
São fascistas por pregarem o racismo e a xenofobia.
São fascistas pelo grau de intolerância que expressão em público como forma de ganharem aplausos e visibilidade. 
São fascistas por conta dos seus comportamentos fanáticos. 
São fascistas por defenderem a violência como forma de resolver os conflitos.
São fascistas por se colocarem como superiores frente aos outros.
São fascistas por defenderem apenas seus privilégios.
São fascistas aqueles que não abrem mão de um pouco em nome de justiça social.
E onde encontramos fascismo no Brasil?
Em todos os lugares. Em todas as regiões. Em todas as religiões. Em todas as classes sociais. Em todas as sexualidades. Em todas as escolas. Em todas as casas. Em todas as empresas. Em todos os times de futebol. Em toda programação da TV e do rádio...
É um fenômeno difícil, mas precisamos entendê-lo e lutar contra ele urgentemente.
O primeiro passo é revermos nossa forma de pensar, revermos a quem apoiamos, revermos nossos valores, revermos o que queremos para nós e para os outros a nossa volta.O fascismo deve ser combatido a partir, e principalmente, de dentro de cada um. Deve ser combatido nas instituições onde corroí a partir de dentro. Precisamos compreender que suas artimanhas são diversas e sutis. Nada de firula, o fascismo tem de ser combatido de forma prática e ativa. Devemos ser direto contra ele. O fascismo só pode ser vencido se for enfrentado de modo objetivo e prático. (Mas isso não significa dizer que devemos usas as mesmas formas de ação que ele usa) 
Devemos ter em mente também que o fascismo (e todo fascista) tem uma grande e principal fraqueza: ele não tem respostas para as questões contingentes da vida. Essa cegueira que o(s) acompanha faz com que só consiga(m) ver o mundo e os outros a partir de uma distorção, uma projeção mental, enfim, ele desconhece total e completamente aquilo que não é ele próprio, aquilo que é diverso. E eis ai também a maior vantagem daqueles que vão combatê-lo: como ele acredita que sabe exatamente o que o outro é, esse outro possui um enorme campo de possibilidade de criação e movimento.




Alexsandro