23/11/2014

MOEDA CORRENTE DO MERCADO


A nossa subjetividade - nossas emoções, formas de pensar, ideias, sensações, sentimentos, personalidade ... – se encontra diante de uma infinidade cambiante de fluxos heterogêneos - todo esse movimento incessante de coisas acontecendo a nossa volta, vindas de todas as direções, para as quais não fomos e, por isso mesmo, não estamos preparados para encara-las. Isso porque o sistema capitalista, centrado no mercado, não nos deixa sossegar um só minuto, seja oferecendo coisas, seja nos tirando coisas. O impacto desse fato sobre os processos de individuação ou subjetivação - o processo pelo qual nos tornamos quem somos - é imenso e perverso. Há um processo fascista de agenciamento de intensidades, ou, o controle, a padronização, a homogeneização e a distribuições de certas emoções, sensações, formas de pensar, ideias e sentimentos para o conjunto da sociedade – distribuição que acontece como com qualquer produto do mercado. Assim, o exercício de nossa individuação – processo pela qual nos tornamos indivíduos – que poderia ser fruto de imensa criatividade, é, de saída, mediado por um sistema metaestável de singularidades pré-individuais e impessoais mediadas pelo capital. 
Ou seja, o sistema simbólico (que define nossa visão de mundo) que usamos para tirar os elementos que usaremos para constituição de quem somos – sistema que só existe enquanto elemento de criação simbólica e cultural, e que dizem respeito as coisas que usamos para nos tornemos quem somos, que são e sempre serão pura invenção cultural, são hoje produzidas nos interstícios do capitalismo. 
Dizendo de outra forma, aquilo que somos ( por meio daquilo que usamos para nos constituir) é nada mais que moeda corrente do mercado - um mercado volátil e instável, que muda incessantemente. 
Por conta disso, o que anda acontecendo conosco? Não estamos conseguindo articular duas coisas duas coisas fundamentais para podermos nos constituir: 
- Sedimentação estrutural - uma estrutura que possibilitaria a estabilidade que precisamos para nos constituirmos de maneira mais potencializada e potencializadora.
- Agitação caótica - o mundo agitado, em constante mudança, no qual vivemos
Conclusão: se a nossa vida é composta por várias áreas de significação e estas áreas se encontram hoje sob o domínio do capital e se em cada área da realidade que adentramos novas exigências emocionais e psíquicas são exigidas de nós, a consequência é que quanto mais coisas mudam, quanto mais instável é nosso mundo, com quanto mais coisas nos envolvemos, quanto mais rápido as coisas acontecem, mais instáveis ficamos, mais ao limite daquilo que podemos suportar somos levado.