06/08/2014

Realizar é diferente de conformar



No mundo da autoajuda, da motivação e da teologia da prosperidade o apelo a ideia de "realizar” é uma constante. Vemos uma infinidade de sugestões e dicas de como fazê-lo:
 - O caminho para a realização de seus sonhos pode não ser nada fácil. Muitas vezes, significa sacrifícios difíceis e decisões cheias de riscos e inseguranças envolvidos. Para muitos é a coisa mais difícil da vida. Ainda assim, podemos ver diariamente exemplos de pessoas que não deixaram esses fatores serem maiores do que a vontade de conseguir o que desejam;
 - Aprender a transformar os sonhos em realidade pode parecer muito difícil, mas garante sua satisfação pessoal;
 - [5, 6, 7, um milhão de] Passos para realizar seus sonhos profissionais;
 - [5, 6, 7, um milhão de] Dicas para realizar seus sonhos e superar limites;
 - A crença de ser capaz de seguir adiante e realizar seu desejo é fundamental para que isso aconteça;
 - Entre em contato com a essência do que está buscando. Entre em contato com o sentimento que a realização do sonho trará à sua vida, e perceberá que seu sonho pode ter muitas formas de se transformar em realidade;
 - Cuide da sua autoestima. Você precisa sentir-se valioso e merecedor do sonho que quer realizar;
 -[5, 6, 7, um milhão de] Dicas para perder o medo e realizar seus sonhos;
 Existe até uma "Calculadora dos sonhos". Nela se pode calcular quanto custa um sonho. O idealizador afirmar que saber quanto custa é o primeiro passo para torná-lo real. A calculadora é ideal para aqueles sonhos que envolvem custos financeiros: comprar um carro, fazer uma viagem, comprar um imóvel, fazer uma cirurgia plástica, etc.

Não sei se agindo assim estamos realizando algo. Tenha a impressão que parece mais conformação que realização. Isso porque conformar é desejar aquilo que está sendo oferecido e colocar aquilo como prioridade. É por isso que muito daquilo que é apresentado como realização não passa de uma busca por conformação. A ação que parte de uma forma preestabelecida e conveniente. É colocar a ação em uma fôrma. Agir em direção ao estabelecido. Quando ouvimos frases do tipo: “estou realizando um sonho”; o sentido pode ser traduzido assim: “estou conformando minha vida ao que foi estabelecido como desejável. Desejei o desejável e agora fui recompensado”.
Por sua vez podemos pensar a realização, o realizar, como uma ação que tenta se esquivar do desejável, que tenta ir além do estabelecido.
A palavra realizar vem do latim reallis acrescida do sufixo izare (implementar, colocar em prática).
Podemos entender Realizar como a ação de criar algo para além do campo da realidade.
Vamos por parte e iniciemos fazendo uma distinção entre “real” e e “realidade”. O “real” pode ser entendido como tudo que existe; tudo, independentemente de termos contato ou não, de sabermos de sua existência ou não. Tudo que faz parte da nossa “realidade” faz parte do “real”, mas muito daquilo que faz parte do “real” não faz parte da nossa “realidade”. Nossa “realidade” é apenas um fragmento do “real”. Quando desejamos algo o fazemos dentro da nossa “realidade” conhecida, para além dela não conseguimos pensar. Podemos intuir que existe algo maior, mas dificilmente conseguimos conceber o que seja. Além desse fato advém também que nunca nos relacionamos com o mundo em si, mais sempre interpretamos o mundo. Nossa “realidade” é, por definição, o mundo segundo nossa interpretação. Uma interpretação que é sempre construída por conjuntos de valores e significados que constituem nossa cosmovisão.
Nós podemos inserir coisas no “real”? Sim, quando criamos. Um poema não era real até o poeta escrevê-lo. Um personagem de uma ficção não existia até ser descrito por um autor. No ato de criação podemos “realizar”, por algo na “realidade”, e, por consequência, no “real”.
Assim, realizar pode ser entendida como a ação de por algo diferente no mundo, de criar. Criação como uma experiência singular. Realizar é, neste sentido, uma experiência artística. Um mergulho no caos, emergindo com um sentido novo, uma expressão nova, um modo novo de fazer. É olhar em volta e sentir que aquilo que o status quo oferece não é suficiente, que há mais para além dele. É sentir o instinto de criação pulsando forte.

Só há realização quando há criação. Na conformação não há criação, no máximo reprodução. Só nos realizamos quando criamos.  


Alexsandro


.