26/01/2010

O valor de todas as coisas (2)

Os depoimentos foram retirados do livro "No Logo", de Naomi Klein:



Em nossas instalações de fabricação, administração e distribuição, temos uma filosofia específica - as câmeras fazem com que as pessoas honestas continuem honestas.
Leo Myers, engenheiro de segurança e sistema de vigilância da Mattel, explicando o uso entusiástico pela empresa de sistemas de vigilância sobre sua força de trabalho global, 1990


Semana sim, semana não, retiro da prateleira o que não acho que seja de qualidade Wal-Mart.
Teresa Staton, gerente da loja Wal-Mart em Cheraw, na Carolina do Sul, sobre a prática da cadeia de censurar revistas com capas provocativas, The Wall Street Journal, 22 de outubro de 1997


Não existe tanta angústia, é apenas consumismo desenfreado.
CEO da MTV Tom Freston, descrevendo o conteúdo da MTV indiana, junho de 1997


É terrível dizer isso, mas com muita freqüencia as roupas mais empolgantes são as das pessoas mais pobres.
Estilista Christian Lacroix na Vogue, abril de 1994


Acordo toda manhã, pulo no chuveiro, olho para o símbolo e ele me sacode para o dia. É para me lembrar a cada dia de como tenho de agir, isto é, 'Just do it'.
Empresário da internet de 24 anos Carmine Colletion sobre sua decisão de tatuar a logo da Nike no seu umbigo, dezembro de 1997




P.S.: Tais depoimentos demonstram como o capitalismo penetrou no mundo e isso me assustam verdadeiramente.


.