14/09/2011

Pense ai e depois você responde

Foi-me deixada uma questão nos comentário por alguém que postou como anônimo. Só gostaria de deixar claro que o Fronteira Aberta não é voltado para propaganda do ateismo. Tanto que se alguém desejar verificar verá que falo de muitos temas por aqui. Claro que no meio de tantas coisas temáticas religiosas aparecem e eu não fujo delas.

Entre outras coisas o comentário dizia que Deus, na sua sabedoria, vai me julgar.  Quanto ao que foi questionado, segue abaixo uma resposta possível sobre os critérios de Deus para julgar alguém.

Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, é cheio de passagens que merecem boas reflexões e questionamentos. Mas não é meu propósito entrar no debate. Gostaria apenas de apontar para uma questão, que vai ficar em forma de pergunta.

Em Gênesis 3 lemos:
Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela ...... (E por ai segue todo relato)


A questão é:
Como poderia um Deus justo castigá-los por algo que fizeram antes de terem o conhecimento acerca do bem e do mal. O ato de comer da fruta proibida acontece antes deles terem consciência do que representava o bem e mal. Mesmo que o argumento seja o de que Deus lhes tinha dito o que fazer, até o momento antes de comer da fruta Adão e Eva não possuíam uma consciência clara a respeito do que representava uma proibição. Tal consciência só é possível quando temos claro o que é o certo e o errado e quando sabemos de qual lado fica o bem e de qual lado fica o mal. Assim, como poderiam eles serem responsabilizados por seus atos antes de terem o conhecimento básico do certo e do errado?