02/12/2008

A MUDANÇA DOS SETE PECADOS CAPITAIS

1) Orgulho POR Autopromoção - Hoje em dia, ninguém se orgulha mais de si ou da vida que leva. No entanto, as idéias de auto-estima e de autopromoção substituíram as de honra e dignidade.

2) Inveja POR Dissimulação - A inveja, e seu eterno contraponto, a vaidade, por sua vez, tornaram-se dissimulação, máscaras bem educadas do sentimento de despeito.

3) Gula POR Mania de juventude - A anorexia, a bulimia, apresenta-se como o contrário da voracidade da gula apenas na aparência. Na verdade, trata-se apenas de uma nova forma da secular fome insaciável de juventude.

4) Avareza POR Consumismo - O mesmo (ou o inverso) acontece entre a antiga avareza e o consumismo contemporâneo, por trás de uma aparente contradição, encontramos um miserável cercado pelo luxo.

5) Ira POR Deboche - O escárnio é a principal forma de expressão do ódio. Quem tem raiva, debocha, ironiza, ridiculariza os seus adversários. A ira se transformou em sarcasmo.

6) Luxúria POR Voyeurismo - O pecado da luxúria, que nos levava a pensar e a fazer sexo em excesso, é hoje um hábito de telespectadores. O vício pela imagem substituiu o vício pela sensação.

7) Preguiça POR Vício de trabalhar - O ócio, tão criativo e prazeroso em outros tempos, tornou-se uma obrigação intelectual. O fim do trabalho manual escravizou as mentes pós-modernas.