06/05/2012

Fé e narcisismo

Frases típicas de uma fé narcisista:
Deus me ama!
Deus me fez vencedor!
Deus quer o melhor para mim!
Deus operou milagres em minha vida!
Tudo que tenho agradeço a Deus.
O Senhor é meu pastor e nada me faltará.
Em adesivos de carros lemos: Guiado por Deus. Presente de Deus. Propriedade de Deus.
¿Mas como ficam aquelas milhões de pessoas cujas vidas são qualquer coisa menos uma benção? Vidas cujo único presente foi a miséria. Vidas cujo único milagre foi o abandono. Vidas que olham e levantam as mãos para o céu e a única resposta que recebem é o brilho do sol ou a escuridão da noite, nada mais.
Pensando em tudo de bom que Deus não realiza na vida de milhões de pessoas (nem quero lembrar as crianças indefesas diante da vida e do mundo), uma fé que se alimenta de narcisismo é uma fé monstruosa. Pensar e acreditar que tudo isso é normal, viver sob tal lógica e não dar a mínima para o sofrimento dos outros seres humanos, é assumir uma perspectiva de vida das mais nefastas.


Alexsandro


Deus e a moral (II)

¿Deus possui obrigações morais ou Deus não possui obrigações morais? ¿Tudo que ele faz, ordena ou permite é bom e justo? ¿Quais as conclusões que devemos tirar das ações de Deus? ¿Quando ele manda um povo (os judeus) massacrar outro povo (os amalequitas) – matando homens, violentando e escravizando mulheres e crianças – devo ver na sua atitude um gesto bom só porque foi ele que ordenou? ¿Como encarar o massacre de crianças de forma racional e ver ai um ato de amor ou de justiça? ¿Não seria exatamente o contrário: um total descaso pelo bem-estar humano?
¿Realmente devemos acreditar que existe um ser superpoderoso, que nos ama, que é nosso pai, mas que permite a escravidão de um de seus filhos para com outro? ¿Realmente devemos acreditar que esse ser superpoderoso é superinteligente, mas que nos deixou como guia um livro confuso, antiquado, cujos preceitos morais nos mandam de volta a um tempo no qual as mulheres são seres humanos que devem obediência irrestrita a outros seres humanos (os homens) sem justificativa alguma a não ser sua divina vontade?


Alexsandro


O sacrifício de Jesus


A imagem de um homem sendo supliciado e depois crucificado para que eu e ninguém soframos no inferno é uma imagem séria e delicada quando pensada em termos de amor ou qualquer moral que vise o bem. Sacrificar um ser humano para que outro se salve é uma atitude imoral e, no seu limite, de uma selvageria desnecessária. Um sacrifício ritual que utiliza qualquer animal como oferenda para um deus já é moralmente duvidoso, ¿o que devemos pensar de um ritual que se utiliza de um ser humano?
O cristianismo é uma religião que cultua o sacrifício. Um sacrifício humano. Tirar qualquer conclusão moral positiva de algo assim requer uma ginástica mental olímpica, principalmente quando vemos pessoas boas e honestas acreditando que estão compactuando com uma moral do bem. Felizmente muitas pessoas já perceberam que deve haver algo muito estranho no fato de um deus amoroso fazer a salvação da humanidade depender de algo tão cruel e desumano.


Alexsandro

30/04/2012

Ceticismo básico

O fanático procura sempre uma resposta que justifique seu posicionamento, sempre procura e encontra uma saída, por mais absurda que seja.

Os livros de autoajuda são a porta de entrada para uma fabrica de desmiolados. Quando alguém passa por um problema em sua existência que procure apoio em pessoas e profissionais sérios. O que as práticas de autoajuda fazem é aumentar o buraco na qual uma pessoa se encontra. Devemos tem como guia as nossas reais possibilidades e são sobre essas reais possibilidades que devemos pensar positivamente.

Duas verdades não podem ser contraditórias. Quando duas verdades se contradizem ou uma delas é falsa ou as duas são falsas. Já a possibilidade das duas serem verdadeiras não existe.



Alexsandro

15/02/2012

MENSAGENS DE AUTO-AJUDA

Algumas pessoas cuidam de gente à sua imagem e semelhança, outras cuidam de gatos, cachorros, ratinho... Bem, cada um se identifica com o bicho que mais lhe apraz.

Muitos trazem o signo da covardia expressas em seus corpos. Para estes mentir e mentir-se significa viver.

A exuberância do universo. O resplandecer da aurora da vida. O acaso magnífico da vida. Bilhões de estrelas. A natureza e seus mistérios. Todo isso são mesquinharias aos olhos daqueles que acham que tudo tem a ver com o seu próprio mundo.


04/12/2011

Lição Schopenhauereana

É preferível a solidão a companhia dos idiotas.

É duro lidar com pessoas que não entendem o valor da conquista e preferem a humilhação do suplicar por migalhas.

Há alunos que os professores passam porque são bons alunos, outros por uma razão bem simples, são ruins demais.

A cola do aluno sempre é vantajosa para o professor, ela sempre o ajuda a se livrar de um idiota.


.

28/11/2011

Interpretação e julgamento (II)


A questão é bem clara e dispensa maiores comentários. As pessoas que produzem julgamentos a respeito daquilo ou daqueles que não entendem estão na realidade preocupadas em chamar a atenção para serem elas mesmas julgadas (ou interpretadas(?)), porque sem isto, restaria apenas a desgraça de permanecerem medíocres e o que é pior, imperceptíveis!

 Nataly

23/11/2011

Interpretação e julgamento

Perguntaram-me: você não se preocupa com o que os outros pensam a seu respeito? Disse que não, pois a opinião da maioria das pessoas a meu respeito é baseada em senso comum, ou seja, é construída a partir de informações do mundo limitado e medíocre em que vivem. Na verdade, são elas que deveriam se preocupar com o que eu penso a respeito delas. Enquanto elas simplesmente me julgam, eu as interpreto com lentes das teorias que me ajudam a entender o mundo.

Alexsandro

Risos mediocres e adiposos

As pessoas querem ser enganadas. Ou, no dizer de Schopenhauer: "Quanto menos inteligente um homem (ou mulher) é, menos misteriosa lhe parece a existência".

Imitando novamente Schopenhauer: sai de tua ignorância, amigo e amiga, acorda, pois "a soma de barulho que uma pessoa pode suportar (ou provocar) está na razão inversa de sua capacidade mental" e esses risos envenedado de ressentimentos pela vida não te farão uma pessoa melhor.


Alexsandro