16/02/2010

A sensação de fracasso presente na maioria dos lares


.
As novas configurações familiares situam-se em ambientes de fraternidade mínima, nos quais os laços de carinho foram usurpados por fatores externos, tais como a individualidade nos moldes capitalístico. Não é de hoje que especialistas testemunham que a família moderna se caracteriza por ser um ambiente de neuroses e insalubridades.
O código que dirige as famílias é o código da superficialidade: as relações familiares estão inchadas e inflamadas por um hedonismo plástico recheado de despreparo, imaturidade e violência. Existe, por outro lado, oriundo de certos setores da sociedade, como o marketing e as religiões, apelos grotescos aos estereótipos familiares do tipo mostrado nas propagandas de margarina. Tais apelos apenas reforçam a sensação de fracasso presente na maioria dos lares, qual seja, da maioria dos lares apenas ecoa o ar de lamentação por uma busca infrutífera atrás do “lar aconchegante” que nunca é realizado.
Pais e mães que mais se parecem com moleques mimados travestido de homens e mulheres de família, deixam clara a falência do nosso modelo familiar.
Pode até ser que exista por ai famílias harmoniosas e lares aconchegantes. Mas a família moderna, incrustada sobre si mesma como uma ferida não curada, assentada sobre egoísmos bestiais, é o curral de relações afetivas de péssima qualidade.
A família vivida não é a mesma que é propagandeada. Os filhos frustram as expectativas dos pais e os pais frustram as expectativas dos filhos. Esposos e esposas frustram-se uns com os outros.
Em tais famílias, encardidas pela violência, pelo descompromisso, pela falta de atenção e zelo, pela falta de criatividade e espontaneidade, a revelação de nossa frágil condição.

Alexsandro


.

11/02/2010

Apontamentos para navegação


.
1. O processo de criação começa pela descoberta do que somos capazes de criar.

2. A invenção supera a procura.

3. O impedimento é também uma possibilidade de movimento.

4. Paraíso: não devemos parar nele, pois ele não permanecerá o mesmo por nós, devemos superá-lo para, quem sabe, sempre mantê-lo.

5. Não há doença, há adoecimento.

6. Não há predeterminação.

7. Não devemos nos bastar com nada, não devemos permanecer parado por algo que sabemos que não permanecerá naquele lugar.

8. Tudo começa pelo meio.

9. A colocação de si como referência: não desfigurar o próprio rosto gratuitamente, não se por a usar máscaras que impossibilitem o movimento criador.

10. Mudança: nunca é fácil não ter que ser sempre o mesmo, nunca é fácil permanecer o mesmo. Talvez ai resida a graça das máscaras.

11. A ventura do mundo é o que é.

12. Quantas coisa carregamos inutilmente.

13. Desejamos um controle do mundo que nunca teremos.

14. O mundo é plural: não temos como controlar isso.

15. Somos contradições e não há nada a fazer contra isso, a não ser suportar.

16. Precisamos mesmo de tantas receitas?

17. O valor do envelhecimento: temos que envelhecer; envelhecemos de qualquer forma, vivamos isso com beleza.

18. As justificativas são muros desgraçados; muitas das dúvidas que alimentamos são apenas justificativas para não agirmos.

19. Sim, há coisas grandiosas: aquelas que nos movem para frente com dignidade.

20. Desperdício: o valor que damos às coisas inúteis.

Alexsandro



.

06/02/2010

Sinais de que você não é feliz ou como identificar uma pessoa infeliz

.
Se você não respeita os outros, você não é feliz.
Se você se preocupa com a forma como os outros são ou como os outros vivem, você não é feliz.
Se você acha que merece certas coisas por um motivo ou outro, mas não tem, você não é feliz.
Se você se considera alguém superior aos outros, você não é feliz.
Se você se presta a considerar como importante coisas mesquinhas, você não é feliz.
Se você se presta a alimentar qualquer tipo de preconceito, você não é feliz.
Se você perde facilmente o controle das suas emoções, você não é feliz.
Se você por algum motivo sente inveja, você não é feliz.
Se você humilha ou é humilhado constantemente, você não é feliz.
Se você age violentamente com muita facilidade, você não é feliz.
Se você vive para provar algo para os outros ou para você mesmo, você não é feliz.
Se você enxerga facilmente os defeitos dos outros, você não é feliz.
Se você se sente incomodado na presença de alguém diferente de você, você não é feliz.
Se você acha que tem que defender a ferro e fogo seu modo de ser e viver, você não é feliz.
Se você é imaturo, você não é feliz.
Se você é egoísta, você não é feliz.
Se você vive para dar satisfação aos outros, você não é feliz.
Se você é pouco tolerante, você não é feliz.
Se você não estiver satisfeito com o que tem ou com o que é, você não é feliz.
Se você acha que falta alguma coisa na sua vida, você não é feliz.
Se você vive situações constrangedoras constantemente, você não é feliz.
Se você se subordina a alguém ou a alguma situação constantemente, você não é feliz.
Se você é uma pessoa burra, você não é feliz.
Se você tem algum vício, você não é feliz.
Se você não entende e não procura entender o que se passa ao seu redor, você não é feliz.
Se você é ansioso, você não é feliz.

Alexsandro

.

26/01/2010

O valor de todas as coisas (2)

Os depoimentos foram retirados do livro "No Logo", de Naomi Klein:



Em nossas instalações de fabricação, administração e distribuição, temos uma filosofia específica - as câmeras fazem com que as pessoas honestas continuem honestas.
Leo Myers, engenheiro de segurança e sistema de vigilância da Mattel, explicando o uso entusiástico pela empresa de sistemas de vigilância sobre sua força de trabalho global, 1990


Semana sim, semana não, retiro da prateleira o que não acho que seja de qualidade Wal-Mart.
Teresa Staton, gerente da loja Wal-Mart em Cheraw, na Carolina do Sul, sobre a prática da cadeia de censurar revistas com capas provocativas, The Wall Street Journal, 22 de outubro de 1997


Não existe tanta angústia, é apenas consumismo desenfreado.
CEO da MTV Tom Freston, descrevendo o conteúdo da MTV indiana, junho de 1997


É terrível dizer isso, mas com muita freqüencia as roupas mais empolgantes são as das pessoas mais pobres.
Estilista Christian Lacroix na Vogue, abril de 1994


Acordo toda manhã, pulo no chuveiro, olho para o símbolo e ele me sacode para o dia. É para me lembrar a cada dia de como tenho de agir, isto é, 'Just do it'.
Empresário da internet de 24 anos Carmine Colletion sobre sua decisão de tatuar a logo da Nike no seu umbigo, dezembro de 1997




P.S.: Tais depoimentos demonstram como o capitalismo penetrou no mundo e isso me assustam verdadeiramente.


.

20/01/2010

A paz do Senhor


.
A expressão "A paz do Senhor" é uma frases bastante conhecida. Já a ouvi da boca de muita gente, pessoas que ao pronunciá-la se acreditam cristãs e que encontraram a paz. Se assim é, pergunto, porque essa paz tão propagada, tão anunciada, não se manifesta? Quando penso na idéia de paz penso em algo equilibrado, sereno, confiante, compreensivo. Quando penso em alguém que encontrou a paz, penso em alguém que se dá ao respeito e que respeita, alguém que não precisa provar mais nada para ninguém e que não se preocupa com aquilo que os outros dizem a seu respeito e, muito menos, provoca os outros com seus pensamentos e idéias.
Alguém que encontrou a paz, acredito, não precisa de mais nada ou, ao menos, não carrega o peso da existência da mesma forma que alguém que não a encontrou. O triste é constatar que muitos daqueles que se pronunciam como anunciadores da "paz do Senhor" são na verdade bastantes cruéis e nada promotores da paz.
Não tenho dúvidas de que a paz, seja a do Senhor, para as pessoas religiosas, seja a humana, para as pessoas não religiosas, é algo importante para todos.
Se há diferenças entre a "Paz do Senhor" e a "Paz Humana", elas devem existir em algum lugar onde a serenidade e a compreensão são os juízes, em algum lugar onde podemos nos sentir humanos e aceitos como somos.

Alexsandro


.

14/01/2010

Uma lição nietzscheana: considerar de modo diferente do desejável


.
A filosofia, tal como até agora a entendi e vivi, é a vida voluntária no gelo e nos cumes - a busca de tudo o que é estranho e questionável no existir, de tudo que a moral até agora baniu.

Uma longa experiência, trazida por tais andanças pelo proíbido, ensinou-me a considerar de modo bem diferente do desejável as razões pelas quais até agora se moralizou e se idealizou.


Nietzsche


.

Na Natureza Selvagem


.
"Na Natureza Selvagem" é um filme dirigido por Sean Penn, baseado no livro homônimo, do jornalista Jon Krakauer, que conta a história verídica de Christopher McCandless, um jovem recém-formado que se aventura pelos Estados Unidos da América até chegar ao inóspito Alasca.
Em 1990, com 22 anos, Christopher McCandless ao terminar a faculdade, doa todo o seu dinheiro a uma instituição de caridade, muda de identidade e parte em busca de uma experiência genuína que transcendesse o materialismo do quotidiano. Abandona, assim, a próspera casa paterna sem que ninguém saiba e vai para a estrada. Vagueia por uma boa parte da América (chegando mesmo ao México) à boleia, a pé, ou até de canoa, arranjando empregos temporários sempre que o dinheiro faltasse pois, Chris acaba por abandonar o seu carro e queimar todo o dinheiro que levava consigo para se sentir mais livre, mas nunca se fixando muito tempo no mesmo local. Desconfiado das relações humanas e influenciado pelas suas leituras, que incluíam Tolstoi e Thoreau, ansiava por chegar ao Alasca, onde poderia estar longe do homem e em comunhão com a natureza selvagem e pura. O que lhe acontece durante este percurso transforma o jovem num símbolo de resistência para inúmeras pessoas. Christopher dá igualmente início a uma aventura que mais tarde viria a encher as páginas dos jornais e que termina com a sua morte no Alasca.

O que significa viver? E vivendo, quais os tipos de escolhas que somos capazes de fazer? Escolher sonhos plastificados, divididos em 16 prestações ou pelo cartão de crédito, empacotados e entregues em casa (que, de fato, não se trata bem de escolha, mas de seguir o padrão) ou encarar o mundo sem dinheiro, sem documento, sem identidade pré-fabricada, na tentativa de entender o que representa a vida para além da mediocridade enlatada e cheirosa das vitrines das lojas e das fachadas das casas? A resposta, claro, já se encontra na pergunta e é disso que trata o filme "Na natureza selvagem". De certa forma "Na natureza selvagem" é um convite à reflexão sobre o significado que assumem tantas coisas que vivemos, queremos e pelas quais muitas vezes sofremos. Alguns podem achar que se trata da história de alguém doente, um louco, um maluco com transtornos de personalidade. Mas ao agirmos assim caímos na armadilha do filme, qual seja, ele é uma crítica a vida moderna, essa mesma vida que possui a mania de diagnosticar e patologisar tudo o que não se enquadra ao padrão corrente da sociedade de consumo e nos mostra uma imagem na qual ficamos pensando se, ao contrário, o louco não somos nós que vivemos vidinhas plastificadas.


Abaixo a música "Guaranteed", de Eddie Vedder, que faz parte da trilha sonora do filme.





Com certeza

Suplicar de joelhos não é o caminho para ser livre
Levantando uma taça vazia, eu pergunto silenciosamente:
Todas as minhas escolhas serão aceitas por uma única pessoa, ou seja, eu?
Então, eu posso respirar...

Eles aumentam os círculos e engolem as pessoas completamente
Passam metade de suas vidas dizendo "boa noite" às esposas que nunca conhecerão
Uma mente cheia de perguntas e um professor em minha alma.
E assim vai...

Não se aproxime ou eu terei de ir
Tal como a gravidade são esses lugares que me puxam
Se existisse alguém que pudesse me manter em casa
Esse alguém seria você...

Todos que encontro pelo caminho, em suas gaiolas compradas,
Possuem opiniões sobre mim e meus devaneios, mas eu não me importo com o que eles pensam, eu sou o que eles nunca pensaram.
Eu tenho minhas indignações, mas sou puro em todos os meus pensamentos.
Eu estou vivo...

Vento em meus cabelos, me sinto parte de todos os lugares.
Por trás da minha existência há uma estrada que está desaparecendo
Tarde da noite eu ouço as arvores, elas estão cantando com os mortos
A carga é pesada...

Deixe isso comigo, assim encontrarei uma maneira de ser.
Considere-me um satélite, sempre em órbita.
Eu conheci todas as regras, mas as regras não me conhecem.
Com certeza...



.

13/12/2009

Uma nota sobre pirataria


Todas as discussões a respeito do combate a pirataria que não passem pela redução significativa dos preços dos produtos que estão sendo pirateados são discussões totalmente improdutivas, isso para não dizer, inúteis.


.

10/12/2009

A gordura de uns, a magreza de outros


.
Número de desnutridos: 1 bilhão
Número de obesos: 300 milhões

Há uma aparente contradição nesses números. Procure descobrir quais são os paises com muitos obesos e quais são os países com muitos desnutridos.

A barreira de 1 bilhão de pessoas que sofrem desnutrição será superada em 2009 em consequência da crise econômica mundial. Pela primeira vez na história da humanidade, mais de 1 bilhão de pessoas, concretamente 1,02 bilhão, sofrerão de desnutrição em todo o mundo, adverte a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação) em um relatório sobre a segurança alimentar mundial. O número supera em quase 100 milhões o do ano passado e equivale a uma sexta parte aproximadamente da população mundial, destaca a agência especializada da ONU, que tem sede em Roma. O diretor da Divisão de Desenvolvimento Econômico Agrícola da FAO, Kostas G. Stamoulis, disse que é a primeira vez na história que o mundo tem tantos famintos. Para ele, a situação é uma contradição, porque o mundo tem muita riqueza, apesar da crise. "Neste ano, temos quase um recorde da colheita de grãos, então não há falta de comida, há falta de acesso."
Já Organização Mundial de Saúde (OMS) registra cerca de 300 milhões com obesidade clínica.

Tendo em vista tais números devemos ter em mente que os paises que mais engordam são exatamente os mais ricos ou em processo de enriquecimento, ao contrário dos desnutridos que se localizam exatamente nos paises mais pobres. O interessante disto tudo se é o fato de que a relação entre ricos e pobre também pode ser medida tendo como referência o índice de massa corporal.
A gordura de uns é fruto da magreza de outros.


.

06/12/2009

Tédio



O tédio é um inimigo deveras mortal - é um começo e um caminho de desvitalização ou de morte. Vontade de inexistir.

José Angelo Gaiarsa


.