22/01/2009

A inquietude rebelde de Michel Foucault


Não me pergunte quem sou e não me diga para permanecer o mesmo.

Devemos não somente nos defender, mas também nos afirmar, e nos afirmar não somente enquanto identidades, mas enquanto força criativa.


Intelectuais, nunca os encontrei. Encontrei pessoas que escrevem romances e pessoas que curam os doentes. Pessoas que estudam economia e pessoas que compõem música eletrônica. Encontrei pessoas que ensinam, pessoas que pintam e pessoas de quem não entendi se faziam alguma coisa. Mas nunca encontrei intelectuais.

MENSAGENS DE AUTO-AJUDA

Seja forte, a menos que você seja um fraco.

As ilusões perdidas estão perdidas.

Aos que te jogarem pedras, agradeça. Com elas você pode construir seu túmulo.

Mesmo que você chegue à estaca zero... você ainda estará na estaca zero.

Nem tudo é possível quando se quer.

A burrice tem três características fundamentais

1. Ela é inconsciente e recidiva: o burro não sabe que é burro e tende a repetir várias vezes o mesmo erro. Tais características contribuem para dar mais força e eficácia à ação devastadora da burrice. A pessoa estúpida não reconhece os próprios limites, fica fossilizada em suas convicções particulares e não sabe mudar. Por isso, como diz o psicólogo italiano Luigi Annoli ' no âmbito clínico, a burrice é a pior doença, por ser incurável '. O estúpido é levado a repetir os mesmos comportamentos porque não é capaz de entender o estrago que faz e, portanto, não consegue se corrigir.

2. A burrice é contagiosa. As multidões são muito mais estúpidas que as pessoas que as compõem. […] ' O contágio emotivo próprio do grupo diminui a capacidade crítica', explica Anolli. 'Percebe-se a polarização na tomada de decisão: escolhe-se a solução mais simples, que na maioria das vezes é a menos inteligente.'

3. Além da coletividade, há um outro fator que amplifica a burrice: estar numa posição de comando. 'O poder emburrece', afirmava o filósofo alemão Friedrich Nietzsche. Por quê? Quando estão no poder as pessoas muitas vezes são induzidas a pensar que, justamente por ocuparem aquele posto, são melhores, mais capazes, mais inteligentes e mais sábias que o resto da humanidade. […]


(formou-dissecaepublica.blogspot.com)

Burrice

Descobri que pessoas burras têm o poder de me deixar muito mais irritado ainda e louco por lhes dizer umas verdades que mereceriam ouvir, mesmo sabendo que não adianta, porque é impossível convencê-las apenas com argumentos lógicos. Essas pessoas só aceitam o que passa pelo seu crivo interno, que funciona de uma maneira estranha, só compreensível por elas.


Particularmente, sempre desconfiei que a burrice fosse uma doença e também contagiosa, quando disseminada entre multidões ou mesmo no convívio em pequenos grupos sociais. E, de fato, o que eu supunha, agora é uma certeza, depois que minhas pesquisas me levaram a concluir que burrice é uma doença que não só é contagiosa, como pode ser genética. Resumindo, existem três tipos de burrice: a de nascença ou por doença; a adquirida por contágio na convivência e a por negligência ou defeito de personalidade por inércia. Qualquer que seja o caso, ela é extremamente nociva para os que sofrem do mal e para os que convivem com o acometido. O curioso nisso tudo é que a pessoa que sofre de burrice não tem consciência de que possui essa anomalia e, por isso, não procura mudar. Continua, assim, a espargir os efeitos do seu comportamento, como se fosse um vírus.



O problema é que, além da preguiça mental, as pessoas não admitem que são burras, preferem continuar como estão e ofendem-se se alguém lhes aconselhar a mudar de comportamento.



(formou-dissecaepublica.blogspot.com)

21/01/2009

O insuportavelmente bom prazer de Clarice Lispector



O prazer nascendo dói tanto no peito que se prefere sentir a habituada dor ao insólito prazer. A alegria verdadeira não tem explicação possível, não tem a possibilidade de ser compreendida - e se parece com o início de uma perdição irrecuperável. Esse fundir-se total é insuportavelmente bom - como se a morte fosse o nosso bem maior e final, só que não é a morte, é a vida incomensurável que chega a se parecer com a grandeza da morte. Deve-se deixar inundar pela alegria aos poucos - pois é a vida nascendo. E quem não tiver força, que antes cubra cada nervo com uma película protetora, com uma película de morte para poder tolerar a vida. Essa película pode consistir em qualquer ato formal protetor, em qualquer silêncio ou em várias palavras sem sentido. Pois o prazer não é de se brincar com ele. Ele é nós.


07/01/2009

O risco que todos corremos

Em um mundo cheio de idiotas como o nosso, se em algum momento pairar a dúvida sobre ser-se ou não um idiota, o melhor que se tem a fazer é ficar quieto, pois, do contrário, fazer ou dizer algo é correr o risco de ter toda dúvida esclarecida.

27/12/2008

Convivendo com hipócritas ( em homenagem a alguém muito especial)

O pior da vida é não ser possível perceber a hipocrisia antes de conviver com ela.

Hipócrita: dizem que são o que de fato nunca entenderam.

Hipócritas insistem em mentir, para tanto se empanturram de frases feitas.

Frase típica de um hipócrita: "Não fui eu."

Segunda frase típica de um hipócrita: "A culpa não é minha."

16/12/2008

Pobreza e alegria não dormem na mesma cama






Uma das frases mais idiota que já tive o privilegio de ler diz que ser pobre é um estado de espírito. Acho que o idiota que afirmou isso nunca passou fome, nunca teve o estômago doendo por falta de comida, nunca desmaiou por falta de comida, nunca ficou doente por falta de comida, nunca sentiu frio por falta de roupa, nunca se sentiu abandonado por falta de um teto.

Alexsandro

02/12/2008

A MUDANÇA DOS SETE PECADOS CAPITAIS

1) Orgulho POR Autopromoção - Hoje em dia, ninguém se orgulha mais de si ou da vida que leva. No entanto, as idéias de auto-estima e de autopromoção substituíram as de honra e dignidade.

2) Inveja POR Dissimulação - A inveja, e seu eterno contraponto, a vaidade, por sua vez, tornaram-se dissimulação, máscaras bem educadas do sentimento de despeito.

3) Gula POR Mania de juventude - A anorexia, a bulimia, apresenta-se como o contrário da voracidade da gula apenas na aparência. Na verdade, trata-se apenas de uma nova forma da secular fome insaciável de juventude.

4) Avareza POR Consumismo - O mesmo (ou o inverso) acontece entre a antiga avareza e o consumismo contemporâneo, por trás de uma aparente contradição, encontramos um miserável cercado pelo luxo.

5) Ira POR Deboche - O escárnio é a principal forma de expressão do ódio. Quem tem raiva, debocha, ironiza, ridiculariza os seus adversários. A ira se transformou em sarcasmo.

6) Luxúria POR Voyeurismo - O pecado da luxúria, que nos levava a pensar e a fazer sexo em excesso, é hoje um hábito de telespectadores. O vício pela imagem substituiu o vício pela sensação.

7) Preguiça POR Vício de trabalhar - O ócio, tão criativo e prazeroso em outros tempos, tornou-se uma obrigação intelectual. O fim do trabalho manual escravizou as mentes pós-modernas.